Deus e Logos formam certa unidade
primordial. Este é o conteúdo essencial dos dois primeiros versículos do
prólogo. Na esfera do divino, Deus não está só: aparece junto a ele outro ser,
paradoxalmente distinto e idêntico, o Logos. As expressões usadas tendem mais a
uma diversificação de ambas as pessoas do que à sua mútua união. Se só
possuíssemos este texto, seríamos tentados a postular uma dualidade em Deus,
dois deuses.
O Logos não é uma criação de Deus, não é
como a sabedoria judaica “aquela que foi gerada antes doa abismos” (Pr 8,22s);
pertence desde sempre à ordem divina, incriada. Deus se faz presente no Logos e
isto antes da constituição do mundo, no tempo infinito de Deus. O logos é Deus
e está junto de Deus. A mesma realidade de ressuscitado, daquele que, na
terminologia joanina, está junto do Pai.
(13,1; 14,12; 16,10.17.28; 20,17), aplica-se a Jesus preexistente, que
já não é apenas anterior a João Batista (1,30) ou a Abraão (8,58), mas à
própria criação: desde sempre “estava junto de Deus”.
Deus sem o Logos estaria
incompreensível, sem consistência. Sem o Logos seria impossível chegar a um
conhecimento real do que é Deus. Ao contrário dos sinóticos, que dão por
conhecido a Deus que demonstra Jesus, em João é justamente o Logos que dá razão
de existência a Deus.
O mundo do divino, diz-nos João, não é
só o de um Deus isolado na sua solidão de séculos eternos ou o sumo
transcendente ao qual havia chegado, por um lado pelo judaísmo tardio e por
outro pelo pensamento filosófico grego. Deus foi sempre o mesmo e a sua
possibilidade de estabelecer contato com algo mais, que se tem início pela criação.
Neste pensamento, João não é original.
Judeus e gentios participaram dele. A sua novidade consiste em fazer coincidir
este Logos com a pessoa de Jesus de Nazaré. Fílon, e em geral o fenômeno
religioso conhecido como ‘gnose’, o haviam descrito anteriormente, situando-o,
porém, numa personalidade confusa e mítica.
Fonte: DE LA CALLE, F.; A Teologia do
quarto Evangelho, Edições Paulinas : São Paulo, 1978, p. 40-43, Coleção
Teologia dos Evangelhos de Jesus – 4.
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