No Antigo
Testamento Deus é chamado "Salvador". As palavras hebraicas Yeshua e HaMashiachl,
que provêm todas da mesma raiz, são traduzidas por sóter na LXX. Os Salmos? e
os livros de Isaías? são os que mais reiteram este título; porém, aparece também
em outros escritos podendo ser seguido por toda a literatura do Antigo Testamento
e do Judaísmo. Temos que considerar sua aplicação a Deus como primitiva. Acontece
que este título também é recebido, na verdade, por certos homens de Deus que
salvaram, salvam ou salvarão o povo em Seu nome e por Sua ordem. Assim, no
passado, Moisés "salvou" a seu povo; e posteriormente outros chefes
de Israel foram chama-dos salvadores.
Conforme este uso Messias também é considerado como o Salvador que virá para
livrar definitivamente a seu povo. Esta intitulação corresponde perfeitamente à
função que o Messias tem de realizar; e é curioso que não seja chamado Salvador
com maior frequência.
Enquanto que no
Antigo Testamento e no judaísmo em geral, o Sotér é essencialmente o libertador
do povo, este título assume no helenismo outro sentido. Neste caso são deuses,
mas também heróis, e mais tarde príncipes, que são chamados salvadores, dado que
libertam homens de toda sorte de males físicos e de enfermidades, que os salvam
de perigos tais como naufrágios, horrores da guerra e incertezas da existência.
Fonte: CULLMANN, O., Cristologia do Novo Testamento, Editora Liber: São
Paulo, 2001, p. 311-319.
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